A produção de tapetes de sisal foi uma das soluções encontradas pela APAEB para desenvolver a região sisaleira. Até então o produto era pouco valorizado e o produtor vítima, dos atravessadores que impunham o preço que queriam.

A fábrica de tapetes e carpetes de sisal da APAEB fica em Valente, a 244 quilômetros de Salvador, Bahia. Foi construída com recursos do Banco do Nordeste, do Disop, uma instituição ligada ao governo da Bélgica, e da Inter American Foundation, dos Estados Unidos e inaugurada no ano de 1996.

A indústria possui modernos teares com capacidade para produzir até 100 mil metros quadrados de tapetes e carpetes por mês. A fábrica funciona diariamente e gera cerca de 250 empregos diretos. A maior parte da produção é destinada ao mercado interno, com exportações periódicas para os Estados Unidos, Europa, e América do Sul.

A qualidade dos tapetes e a preocupação com a preservação do meio ambiente verificada nos países do primeiro mundo impulsionam o nosso crescimento. A fibra de sisal é um produto natural e, quando descartado, se decompõe, sem poluir a natureza como os produtos sintéticos.

VISÃO
Ser referência nacional e internacional como organização líder na fabricação de produtos de sisal.

MISSÃO
Promover o desenvolvimento social e econômico sustentável e solidário, visando a melhoria da qualidade de vida da população da região sisaleira.